sábado, 31 de janeiro de 2009

2º Raid BTT Vila da Sobreira: novo vídeo (1ª parte)

Entre farejar o rabo às suas damas de cordel e lamber as suas partes íntimas, o nosso editor de vídeo "Ozzy, The Bulldog" concedeu-nos alguns minutos do seu precioso tempo para editar mais um vídeo da Blues broThers Team, num pequeno intervalo entre as edições das milionárias super-produções que serão lançadas no próximo ano, "Super-Homem, Super-Gay" e o remake do imortal "Branca de Neve e os Sete Marmanjões" (ou no original brasileiro "Branca de Neve e os Sete Indivíduos de Cor"). Esta é apenas a primeira parte... Esperamos que gostem.



Canal no youtube da Blues broThers Team:
http://br.youtube.com/user/ozzythebulldog

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Up and Down 2009 - 1ª Etapa - Negrelos, S. Pedro do Sul

Tem início já este fim-de-semana a primeira etapa do Up and Down de Viseu, prova por etapas organizada pelo Inatel local e pelo Gingas BTT.

A Blues broThers Team vai marcar presença e vai tentar atingir um marco histórico na sua já longa carreira: fazer com que todos os três membros presentes consigam terminar a prova. Por tudo o que se passou nas últimas semanas, não será fácil...

Aqui fica a altimetria da prova, sendo que ainda faltam os cinco últimos quilómetros, por dificuldades da organização em obter autorizações dos proprietários. Ainda assim, dá para ter uma ideia de que vai ser uma prova durinha...



Para mais informações vai a:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,50059.0.html
http://www.fiv-desporto.com/modalidades.asp

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

6ª Maratona BTT do Mondego, Ribeira de Frades (Coimbra)

"Lodo"
por Bruno Magalhães

Ponto prévio: era uma prova de BTT. Mais concretamente a 6ª Maratona BTT do Mondego. E lá foi a Blues broThers Team, sabendo que o piso não estaria grande coisa, embora cientes da preocupação que a organização demonstrou ao longo dos últimos meses, ao afirmar que a meteorologia seria um dos pontos a ter em conta na escolha do percurso.

Embora fosse a primeira maratona para a maior parte dos membros da equipa, os objectivos nem seriam muito modestos. De entre mais de 400 inscritos, ficar nos 100 primeiros seria bom.

E apesar das condições do piso, a prova nem começou mal. À excepção, claro, dos locais onde pedalava como se não houvesse amanhã, embora sem sair do sítio. Postas de lama com cerca de 30 cm3 preenchiam o espaço entre a roda traseira e o selim. Por vezes ganhavam vida própria e tentavam andar em sentido contrário. E conseguiam.

Foi esta luta constante que fez com que pouco depois do km 40 as forças começassem a faltar. Desta vez o "Cruesli" do Intermarché, marmelada, gel, banana, queques, barras... Nada disso serviu de incentivo às pernas que, abraçadas por quilos e quilos de lodo, começaram a dizer-me que assim não iria lá.

O que leva alguém a um Domingo de manhã, já com mais de 18 anos (portanto, com algum juizinho na cabeça...), a abandonar a família, a missa e o martini na Sede Social para ir brincar com a bicicleta na laminha? O que leva alguém a gastar uma porrada de dinheiro numa bicicleta que, quem sabe, nos trará algum status social, para destruí-la no monte sem pensar duas vezes? Se há gente que descansa ao sétimo dia (e que, segundo dizem, fez algumas coisas mais importantes do que sacar umas "piascas" no monte), por que não vestir o fato de treino e ir passear para o shopping?

Estas eram algumas das perguntas que me assombraram na altura e que, recorrentemente, assombram os membros da equipa.

Ora bem, a partir daí continuei em jeito de passeio, sem forçar muito e a tentar acelerar de vez em quando. Ao fim de quase 80 kms e 4h41m48s consegui chegar ao fim. E em 66º lugar.

Quanto aos restantes elementos da equipa, apesar de estarem inscritos na maratona, decidiram terminar a prova dos 40 km, depois de correntes partidas, cremalheiras devoradas pela lama (isto é verdade!) e outros problemas bastante complexos e que colocam em causa várias leis da física...

No final, foi bom perceber que a organização se preocupou com as condições meteorológicas. Não gostava de lá ter estado se não se tivessem preocupado...

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A licra como indutora à socialização entre indivíduos praticantes de BTT

Case Study 1: A licra como indutora à socialização entre indivíduos praticantes de BTT

Excertos de Tese - Matula

Enquanto aluno de mestrado da Universidade do Minho com a tese O Fenómeno BTT em Portugal: Estudo Exploratório da Motivação, é com enorme satisfação e agrado que venho por este meio comunicar que irei tornar públicas, neste espaço, algumas conclusões resultantes desse estudo. Sendo que adoptei como metodologia para esta investigação a observação participante, estou convicto que estes textos constituirão um contributo pertinente para uma melhor compreensão do fenómeno, à luz de uma abordagem científica inovadora.

Poderão consultar regularmente neste Blog (o primeiro a ser certificado pela Norma ISO 9000), alguns axiomas antropológicos e culturais intrínsecos à prática do BTT, muitos deles até agora completamente desconhecidos, ignorados e mesmo banidos dos anais pela comunidade científica e GLS nacionais.

Palavras-chave: Licra, nádegas, “roda”, acasalamento.

Facto

É certo e sabido que os praticantes do BTT usam roupas de licra, justas ao corpo, com especial preocupação na forma como os calções ou calças desse material lhes repuxam as nádegas e as distribuem uniforme e proporcionalmente no selim. Mas por que o fazem? Porquê esta indumentária e não outra? As respostas mais frequentes, segundo um inquérito levado a cabo a uma amostra de 1200 praticantes da modalidade, são:


- 22% dos inquiridos responderam que usam licra porque a ganga e outros materiais não lhes favorece tanto o corpo, os magoam nas “pudenda” e sujam-se facilmente com óleo da corrente;

- 27% dos inquiridos responderam que usam licra pois é um material que permite “sentir” melhor o selim e as irregularidades do terreno;

- 23% dos inquiridos responderam que a licra tem a dupla vantagem de se poder manter neutra ou então combinar com os vários cenários possíveis (urbano, montanha, floresta, etc.), pelo que os seus utilizadores nunca se sentem démodées;

- 26% dos inquiridos responderam que é um material fácil de despir e voltar a vestir, para eventualidades que surjam em zonas de prova sem sanitários ou sacos-cama;

- Por fim, só 2% dos inquiridos assumiram que são paneleiros.

Uso de licra - explicação do fenómeno

Comportamento típico de indivíduos que se sentem atraídos pelo mesmo sexo, serve sobretudo para estimular a competitividade dos elementos da comunidade BTT e para potenciar a produção de testosterona, posteriormente canalizada para os preliminares de acasalamento. No âmbito dessa tensão antecipada, o “vai à roda” surge como uma inteligente expressão etnográfica na qual “roda” alude à forma que as nádegas do ciclista da frente adquirem quando contempladas pelo colega que o segue. O objectivo é a máxima aproximação à “roda”, podendo este ritual de acasalamento ser comparado ao do Pinguim Homo-Imperador (Aptenodytes rabetus forsteri) caso os pinguins andassem de bicicleta. A atitude que revela a aceitação do potencial parceiro que lhe quer ir à roda é o levantamento da rabadilha e alcatra do selim por parte do indivíduo que vai à frente, exibindo todo o esplendor das nádegas, bíceps femural e gémeos ao parceiro de trás. Esta exuberância, amiúde, resulta em avarias mecânicas propositadamente induzidas pelos intervenientes em locais de vegetação densa.

Também o “atira a corda”, sobejamente conhecida nos meandros do BTT, é uma expressão utilizada como galanteio aos colegas que passam, numa dualidade de significado que, mais que sugerir, exige a concessão, para posse e usufruto imediato, do órgão sexual masculino.

Não raras vezes ambas as expressões conjugam-se numa mesma frase, criando uma sinergia poética que, pela ideia, significado, fonética e impacto, raiam a perfeição estrutural: “atira a corda e vai à roda”.

Próximos trabalhos:

- A depilação da perna no BTT: hedonismo, funcionalismo ou masoquismo?

- Sexo feminino: barreiras à entrada e discriminação.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

6ª Maratona BTT do Mondego, Ribeira de Frades (Coimbra)

É já no próximo domingo a próxima prova da Blues broThers Team. Desta vez iremos estar presentes em Coimbra, na 6ª Maratona BTT do Mondego, na freguesia de Ribeira de Frades.

Depois de uma prova um tanto ao quanto atribulada no Raid da Sobreira (Paredes), veremos o que mais poderá acontecer a alguns dos membros desta equipa...

O que é certo é que a maratona contará com mais de 1000 participantes (!!) e estão já lançados os dados para uma polémica que está já a criar um certo mal estar no núcleo duro da equipa: uma vez que vamos participar na maratona, chegaremos a tempo do ataque ao porco?

Aqui fica a altimetria dos 80 Km, que será a primeira maratona de dois dos membros da equipa.


Os dorsais da equipa serão os seguintes:
106 - Bruno Magalhães
107 - Matula
129 - Ricardo Moreira

Para mais informações vai a:
http://maratonabttmondego.blogspot.com/
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,47746.0.html

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

2º Raid Vila da Sobreira 09 dá primeiro pódio da História à Blues broThers Team

"Engano ou Destino?"
por Bruno Magalhães

Está terminado o 2º Raid Vila da Sobreira 2009, realizado ontem de manhã em Paredes. Mais uma prova que contou com a presença de uma Blues Brothers Team em plena expansão, presença essa que não consigo ainda definir com muita objectividade. Senão vejamos.

Pela primeira vez a equipa conseguiu subir ao pódio (imaginário neste caso...) de alguma coisa, neste caso da prova de 25 km (que afinal foi de 29,200 metros, segundo a minha quilometragem...). Foi um terceiro lugar, que podia ter sido um segundo, não tivesse havido uma toupeira que se lembrou de prender a roda da frente da bicicleta num buraco e me tivesse projectado para o mais indesejado contacto directo com a natureza (sob a forma de lama) a menos de 2 km do fim.

Com isto, perdi um lugar (para um indivíduo que só não passou por cima de mim porque eu não estava na posição correcta), mas consegui levar o nome da equipa a pairar, qual avioneta desgovernada nas montanhas da República Democrática do Congo, no mais alto patamar velocipédico, onde apenas os escolhidos conseguem chegar. Muito esforço, abnegação, marmelada e "Cruesli" do Intermarché terão contribuído para este resultado.

Foi também um terceiro lugar que não estava previsto, porque queria fazer a prova dos 35 kms; no entanto, como não vi as placas que indicavam por onde ir para lá, segui por onde o destino me quis levar...

Blues broThers Team ontem em Paredes


Quase 1h30 depois chegavam os restantes membros da equipa. Com problemas tão desconcertantes que ainda agora penso se terão ou não existido. O primeiro (o Matula) terminou a prova dos 35 kms (que afinal eram 37,500 metros...) bem classificado, por sinal (pela minha contagem nos 50 primeiros), mas com as mudanças partidas, um pneu semi furado (que, por sinal, era anti-furo...) e o saquito da merenda e ferramentas feito num oito. As condições atmosféricas não eram as melhores, mas daí a tudo isto... Algo me diz que foi atacado por um urso em plena Sta Comba. Isso explicaria tudo...

Logo a seguir chega o Ricardo, o novo recruta, que acabava de fazer a sua primeira prova. E qual não foi o meu espanto, sem bicicleta!! Como a bicicleta com que ele anda é minha, cheguei a pensar que estava farto do percurso, a tinha atirado para uma valeta e tinha vindo embora sem pensar mais no caso.

Felizmente não foi isso que aconteceu. Segundo me disse, partiu a corrente. Embora parti-la muito próximo de um abastecimento dê sempre para pensar duas vezes... No entanto, a boa classificação e prova que parecia vir a fazer não parece indicar nesse sentido. Embora o imagine a encher o bucho e, de seguida, a torcer a corrente bicicleta com um ferro que desencantou não sei onde... Tudo isto apenas para uma viagem de jipe. Ricardo, Ricardo...

Veremos se tudo isto se confirma (ou não...) na próxima semana, na 6ª Maratona do Mondego, em Coimbra.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Próxima prova: 2º Raid Vila da Sobreira 09 (Paredes)

A próxima prova da Blues broThers Team será no próximo Domingo, na freguesia da Sobreira, concelho de Paredes. Será uma boa altura para revisitar a mítica Senhora do Salto (embora, pelo que tenho lido, seja para descer...) e, com muita pena nossa, falharmos a neve por uma semana.

Será também um momento grande na vida do nosso mais recente recruta. Será o momento pelo qual tem estado à espera todas estas últimas semanas da sua vida: o primeiro teste pela Blues broThers Team. Sempre à experiência, uma vez que não aceitamos qualquer um. Ricardo, não te esqueças da marmelada!... Vais precisar...

Aqui fica a altimetria da prova:

Para mais informações sobre a prova vai a:
http://www.bttombos.org/
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,47759.0.html

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A Blues broThers Team no Raid da Lagoa de Mira

Devido a uma recente aquisição da Blues broThers Team, é-nos possível documentar em vídeo as provas que fazemos. Para além disso, temos alguém em casa a ajudar-nos (não poderia ser de outra maneira, uma vez que não poderíamos carregar a equipa às costas sozinhos): nada mais nada menos que "Ozzy, The Bulldog" (ou em português "Ozzy, o Bulldog") que criou um canal próprio no youtube para documentar as suas edições de vídeo das nossas provas.

Este vídeo refere-se ao Raid de Mira que aconteceu no passado dia 4 de Janeiro. Vejam lá se não gostam:



O canal é o seguinte:
http://br.youtube.com/user/ozzythebulldog

Através deste canal podem seguir as provas da Blues broThers Team.

Quanto às classificações finais dos elementos da Blues broThers Team que participaram no evento, foram as seguintes (num total de 161 atletas que terminaram entre os 17 e os 39 anos):

1º - Nuno Correia (Sem Equipa) - 1h42m00s
43º - Bruno Magalhães (Blues broThers Team) - 1h58m01s
44º - Matula (Blues broThers Team) - 1h58m02s

Já na classificação geral, num total de 221 atletas, os resultados foram os seguintes:

1º - Nuno Correia (Sem Equipa) - 1h42m00s
60º - Bruno Magalhães (Blues broThers Team) - 1h58m01s
61º - Matula (Blues broThers Team) - 1h58m02s