segunda-feira, 13 de julho de 2009

1ª Meia-Maratona BV Estarreja - Rescaldo

por Bruno Magalhães

Realizou-se ontem a "1ª Meia-Maratona Bombeiros Voluntários de Estarreja". Foram cerca de 51km bastante rolantes, com algumas subidas curtas pelo meio, que davam para ir seleccionando os diferentes ritmos que passaram pela prova.

Quanto à Blues broThers Team ainda conseguiu andar no grupo da frente nos primeiros 10/12 km. No entanto, quando começaram as primeiras subidas, tivemos que seguir ao nosso ritmos. Na primeira, naquele viaduto, ainda seguimos com os da frente. Na seguinte, o corpo já não permitiu.

Foi uma prova exemplar. Penso até que a organização deveria abrir alguns cursos de formação em "Marcações Para Provas de BTT", tamanha era a excelência das mesmas. É nestes pormenores que se distinguem as provas melhores das menos boas. E, neste particular, a organização não poderia ter estado melhor.

Um outro pormenor, este mais desconcertante, foi o da TV, no final da prova, a assinalar os tempos de todos os atletas. Nunca tinha visto tal coisa na minha vida numa prova não oficial, muito menos numa primeira edição. Surpreendente!

Depois dos cerca de 51km, terminei no oitavo lugar (entre 142 elementos masculinos), enquanto o Matula, mais uma vez, não terminou a prova. Depois de se ter mandado contra um pinheiro na semana passada em Lordelo, desta vez furou o pneu ao quilómetro 36. Mas ao que parece ia bem classificado, dentro dos 20 primeiros. Nada que me possa ainda preocupar ou olhar para trás... O meu tempo final foi o seguinte:

1º Carlos Ramos GD Verdemilho 1h52m32s
...
7º Paulo Jorge Flávio Paciência Team 2h00m37s
8º Bruno Magalhães Blues broThers Team 2h02m22s
...
Matula Blues broThers Team Desistência

Para mais informações vai a:
http://www.btt.bombeirosestarreja.com/

domingo, 12 de julho de 2009

Ainda o 1º Raid BTT Alfenense...

por Bruno Magalhães

Ainda no que respeita ao 1º Raid BTT Alfenense, queria esclarecer três mensagens que recebemos aqui no blogue. São as seguintes:

mocinho: Acho k podia ser mais modesto visto k esperei 2 vezes por si, por respeito a uma prova sem cariz competitivo! Vejo esta sua atitude com mta tristeza..

mocinho: eu tb participei nos dois raids Sobreira, no 1º fiquei em terceiro e no 2º cheguei em 2º com o ciclista Zé Rodrigues..

mocinho: Boas pedaladas e respeito pelas pessoas k não conhecemos ainda! Abraços

São mensagens desconcertantes e que me fizeram pensar se valia a pena explicar o que aqui escrevo a quem não o percebe. Desta vez abro uma excepção. Então aqui vai:

Primeiro ponto: houve alguém (que, pelo que escreve, presumo que seja o atleta que chegou comigo à meta neste Raid) que tomou as palavras que escrevi no texto anterior como se se dirigissem para si próprio. Como é óbvio (e como qualquer pessoa entenderá), apenas me dirijo ao outro elemento da Blues broThers Team que, durante os primeiro quilómetros da prova, seguiu em segundo lugar, algumas dezenas de metros atrás de mim (até me fazer o favor de se perder...).

Qualquer pessoa que leia os textos neste blogue percebe que me dirijo ao Matula e nunca a outras pessoas fora da equipa, muito menos a pessoas que não conheço. Ao autor das mensagens, aconselho-o a interpretar aquilo que lê e não apenas a juntar as palavras de forma a ler aquilo que quer. No contexto do blogue, é mais que óbvio que o "mocinho" é o Matula, que me andou a cobiçar a licra por, quiçá, demasiado tempo. Entendidos?

Segundo ponto: gostava de lhe agradecer o facto de ter esperado por mim, como faz questão de salientar. Tantas vezes me perdi que em alguma delas alguém havia de apanhar. Fico admirado de ter sido o único, o que só pode significar que outras pessoas que vinham próximas de mim também se perderam. Até ao final da prova ainda me perdi mais duas ou três vezes, sendo talvez essas em que diz que esperou por mim. Um muito obrigado! Sinceramente gostei da companhia e acho que o devíamos fazer mais vezes. Isto claro, se eu conseguir seguir o seu ritmo...

Terceiro ponto: modéstia é algo que nunca encontrará neste blogue, chegue eu em primeiro ou em penúltimo. Enquanto terminar à frente do Matula, serei o melhor do mundo e arredores. Aliás, se não consegue perceber o verdadeiro desígnio deste blogue, tenho que lhe pedir que, para seu próprio bem, saia o mais rápido possível daqui.

Quarto ponto: para finalizar gostava de lhe dar, de novo, os parabéns, assim como ao seu colega Zé Rodrigues (embora não vos conheça e não faça a mínima ideia porque falou disso...) pelos excelentes lugares em que ficaram na Sobreira (assim como pelo seu primeiro lugar a par da minha pessoa em Alfena). A única Prova mais a sério em que participei, foi uma etapa da Taça de Portugal em Alte, ainda este ano, na categoria Promoção (sem resultados significativos, como já aqui revelei). De resto, todas as provas/passeios que aqui descrevemos valem o que valem. Para mim, valem pelo facto de chegar à frente do Matula. Não de si ou do seu colega Zé Rodrigues. Do Matula apenas.
Já para si, parecem ser muito importantes, pelo simples facto de que falou nelas sem ninguém lhe perguntar nada. Aconselho-o a criar também um blogue onde possa falar sobre elas para quem quiser ler (pode até dar a ideia ao seu amigo Zé Rodrigues para o fazerem em conjunto).

Espero que agora não fique nada por esclarecer. O respeito pelos outros atletas é algo que não nos passa ao lado, por muito que lhe pareça estranho ao ler os nossos textos. Para a próxima tente ler segunda vez ou pedir a alguém que os explique.

Boas pedaladas.

2 horas Resistência BTT (Lordelo, Paredes) - Rescaldo

por Bruno Magalhães

No passado dia 5 de Julho a Blues broThers Team participou nas 2 horas Resistência BTT, em Lordelo, Paredes. Esta foi uma prova histórica para a equipa, uma vez que conquistamos a primeira taça para a nossa cristaleira. Aproveitamos para limpar as teias de aranha e arrumar as medalhas de torneios do secundário e de corridas do 25 de Abril de há muitos anos atrás e abrimos uma nova Era na nossa vida desportiva.


Como não podia deixar de ser, a taça foi conquistada por mim, uma vez que o Matula decidiu mandar-se contra um pinheiro (a boa velocidade) e furar um pneu. Por incrível que pareça, os danos foram pouco mais que esses.

Quanto à prova em si, pouco há a dizer: um circuito com cerca de 2,5 km no excelente parque da cidade de Lordelo, lama (choveu a manhã quase toda), quase 100 participantes e uma excelente organização.

Na penúltima volta fui ultrapassado pela única vez pelos dois primeiros que, em plena discussão da vitória final, seguiam a um ritmo que até a mim me cansava... No final, 5º lugar (eram atribuídas taças aos 10 primeiros) e, mais útil ainda, uma camarada de ar ganha no sorteio de material (pena os meus pneus serem tubless...). Quanto ao Matula ganhou um autocolante muito giro. Parabéns!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Blues broThers Team vence 1º Raid BTT Alfenense

por Bruno Magalhães

"... e à entrada para os últimos 100 metros o público encavalitava-se para ver o campeoníssimo atleta Bruno Magalhães (Blues broThers Team) a chegar à meta em apoteose fulgurante e num estilo irrepreensível. As suas pernas pareciam irradiar energia vital num raio de algumas centenas de metros. As cerca de 12ooo pessoas que assistiam à chegada (na esmagadora maioria mulheres extremamente jeitosas), entraram em histeria completa e pareciam exultar como que em pleno desfile encabeçado por Baco. E quando se vislumbraram os primeiros raios da roda dianteira daquela Stumpjumper abençoada por mão divina, todo o universo pareceu, por breves momentos, fazer sentido. Num pequeno instante, e desafiando as leis da gravidade, a bicicleta pairou no ar, cada vez mais alto, enquanto milhares de pombas anunciavam o início de uma nova ordem mundial...".

Poderia ter sido este o relato aqui postado se alguém tivesse realmente assistido à minha chegada à meta no 1º Raid BTT Alfenense. Incrível como nem sequer uma única pessoa estava à chegada, fosse da organização, fosse do público, fosse quem fosse... Ainda assim, poderia ainda ter chegado um bom bocado antes, não tivesse andado perdido várias vezes.

Sensivelmente ao quilómetro 15, dei uma das maiores quedas da minha grande e recheada carreira de "Betetista": a roda da frente enterrou numa poça de lama com quase meio metro, a bicicleta parou e eu, lançado para a meta, quis ir sempre a toda a velocidade. Um banhinho de lama nunca fez mal a ninguém. Aconselho vivamente até. E para a próxima levarei duas rodelas de pepino (e um saco de gelo para o joelho, já agora...).

Não há muito mais a dizer sobre a prova. Foi ganha por mim e o Matula chegou em terceiro, depois de também ter andado perdido algumas vezes. Começo a ter menos pena do mocinho que, apesar de andar numa Enduro, teimou em não me largar a licra durante vários quilómetros nesta prova. Para a próxima talvez tenha que lhe deixar a marca do encaixe do sapato na sua testa abastada em cremes de tratamento diário. A ver vamos...

Quanto à Maddie vai ter que esperar, uma vez que, apesar da vitória, a sala de troféus continua vazia...

No final da prova Matula e a sua amiga de longa data Capivara Mãe-Terra, agradecendo aos Deuses a conquista do pódio em Alfena (situação que provocou algum constrangimento a todos os presentes...)